quinta-feira, 14 de julho de 2011

TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES

O Pilates é uma forma muito eficiente de prevenção de lesões, assim como tem provado ser excelente na Pós-Reabilitação e recuperação por desenvolver a força de forma gradual e balanceada, trabalhando a estabilização da coluna, desafiando o equilibrio e melhorando os reflexos.
O método de Pilates atua em busca do alinhamento postural na execução de cada exercício, fortalecendo e tonificando a musculatura, além de proporcionar um aumento da flexibilidade e da resistência, ajudando a prevenir e tratar o corpo de possíveis lesões.
Na reabilitação, equilibrando os grupos musculares, corrigindo de sobrecargas, compensações e melhorando a percepção do próprio corpo, incluindo a consciência da postura, do movimento e de partes do corpo.
Em dores crônicas, de patologias da coluna, ajuda alinhar e descomprimir tensões, pinçamentos e compressões de discos.É uma ginástica livre de impacto, pois seus movimentos são controlados pelo seu corpo e mente, respeitando sua individualidade. Com o pilates, é possível trabalhar controle motor, equilíbrio, força muscular, alinhamento e alongamento do corpo, tudo em conjunto.Por essas razões, o Pilates vem ajudado atletas tanto na melhora de performance quanto na recuperação de traumas. A melhora de performance acontece devido a melhora da eficiência do movimento. Um movimento mais eficiênte pela sua mecânica correta tem um desgaste calórico menor fazendo com que o atleta possa manter a mesma performance por um período mais prolongado. Há também um desgaste muscular menor levando a um aumento da potência e da resistência, diminuindo os movimentos compensatórios responsáveis pela maioria das lesões.
Porém, em casos de lesões graves, é sempre preciso identificar o momento certo para começar as sessões. Há vários estágios de reabilitação, que devem ser respeitados, para não prejudicar o paciente.Isso porque o trabalho muscular que o pilates envolve pode, inicialmente, ser intenso demais para certos ferimentos musculares. Nesses casos, outros métodos podem ser agregados, maximizando o potencial do tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário