ESTÁ ESQUECIDO?
Como se chama este filme no qual a artista
ASSIM COMEÇAMOS
A partir dos trinta anos, em geral,
- Como se chama este menino? O conheço muito
bem. - A que horas era o fencontro, as 5:00 ou 5:30?
- Isto, como me disseram que funcionava?
- Minhas chaves, onde as deixei?
- Em que andar estou estacionado? Mas nada como quando exclamamos..
Roubaram meu carro! Sem darmos conta de que
Os neurocientistas têm comprovado que:
A perda de memória de curto prazo não se
AS NEUROTROFINAS
São moléculas que produzem e secretam as
Quanto mais ativas estejam as células do
QUE PODEMOS FAZER?
O que necessitamos é fazer pilates com os
neurônios:
- esticá-los,
- surpreendê-los,
- sair de sua rotina,
- apresentar-lhes novidades inesperadas e
divertidas através das emoções, do olfato, da visão, do tato, do paladar e da audição. O resultado? O cérebro se torna mais
Fazem com que e cérebro funcione automaticamente e requeira um mínimo de energia. As experiências passam pelas mesmas estradas neuronais já formadas.
Não há produção de neurotrofinas.
- TENTA, pelos menos uma vez por semana, tomar uma ducha com os olhos fechados. Só com o tato, localizar as torneiras, ajustar a temperatura da água, pegar o sabonete, o champoo ou creme de barbear. Verás como tuas mãos notarão texturas que nunca havias percebido.
- Utiliza a mão NÃO dominante. Come, escreve, abre a pasta, escova os dentes, abre a gaveta com a mão que mais trabalho te custe usar.
- Lê em voz alta: distintos circuitos serão ativados, além dos que usas para ler em silêncio.
- Troca tuas rotas, passa por diferentes caminhos para ir ao trabalho ou para casa.
- Modifica sua rotina. Faça coisas diferentes. Sai, conhece e fala com pessoas de diferente idades, trabalhos e ideologias. Experimenta o inesperado. Usa as escadas ao invés do elevador. Sai para o campo, caminha, ouça-o.
- Troque a localização de algumas coisas. Saber onde tudo está, o cérebro já construiu um mapa. Mude, por exemplo, o recipiente de lixo de lugar, e você vai ver o número de vezes que vai atirá-lo no o antigo local.
- APRENDA uma habilidade. Qualquer coisa; pode ser fotografia, culinária, yoga, estudar um novo idioma. Se você gosta de quebra-cabeças ou figuras, cubra um olho para perder a percepção de profundidade, de modo que o cérebro tenha que confiar e buscar outras rotas.
- Identifique objetos. Coloque no carro uma chícara com várias moedas diferentes e tateie a mão para que, enquanto esteja parado em um semáforo, com os dedos trate de identificar cada uma.
- Porque não abrimos a mente e provamos
esses exercicios tão simples que, de acordo com os estudos de Neurobiología do Duke University Medical Center, amplíam nossa memória?
Com sorte, nunca mais voltaremos a perguntar: Onde está a chave do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário